María falou sobre “Ali & Nino” e “The Limehouse Golem” com o site El Mundo, leia mais:
Apesar da história se passar no começo do século passado, parece um conto de príncipes e princesas que aconteceu tempos atrás.
Sim, parece. Eu acho que é uma história de amor clássica no sentido de que poderia ter sido a trama de um filme de longa-metragem no início ou meados do século XX. Histórias deste tipo serviram a Asif Kapadia, o diretor, como referência quando se trata de fazer este filme. Ele fala muito bem dele e sua maneira de lidar com um assunto histórico tão complicado quanto este. Embora Ali & Nino se desenvolva em um momento específico, não parece uma história antiga.
À medida que o trama progride, sua personagem parece perder gradualmente a inocência.
Eu acho que Nino atua de maneira corajosa, porque ela é capaz de se adaptar ao que acontece e tomar as decisões que devem ser tomadas no momento certo. E ela não hesita em se rebelar quando é necessário. Nino tem um fogo interno que faz com que ela pareça como uma mulher à frente de seu tempo, quase como se fosse de outra época.
Foi difícil enfrentar seu primeiro papel principal em inglês?
Nesse caso foi complicado, não vou mentir para você. Mas ter o apoio do diretor me deu forças para superar o desafio.
Você costuma aceitar desafios como esses sem pensar demais?
Eu teria que pensar sobre a resposta correta (dúvida). Por um lado, eu diria que penso demais nas coisas. Embora, na realidade, não seja assim… tenho costume de dar saltos no escuro, e às vezes sou atingida. Eu acho que o medo me move e me excita. É por isso que faço os trabalhos que faço, porque vejo neles algo que me motiva. Se pensasse tanto, eu não faria tantas coisas… e teria muitos arrependimentos.
Semana passada tivemos a estreia de ‘The Limehouse Golem’, agora ‘Ali & Nino’ e mês que vem ‘Ce Qui Nous Lie’. Se continuar desse jeito você vai ocupar todos cartazes dos cinemas…
Juntaram os três, mas a verdade é que alguns deles foram gravados há anos. Então você vê, cada projeto leva seu tempo… E também tem La Carga, que filmei no México, e Plonger, outro que fiz na França. Mas é divertido. Tenho que me reinventar depois deste ano!
Com seus últimos filmes, quase todos baseados em fatos históricos, você está fazendo uma espécie de mestrado em Geopolítica…
(Risos). Sim, a verdade é que estou aprendendo muito sobre História. É muito interessante como, através do cinema, você pode aprender muitas coisas. Egoistamente, eu levo o cinema como uma terapia e como uma forma de conhecer o mundo. É um trabalho que o ajuda a entender o que acontece e por que aconteceu. Isso me excita.
Vale ressaltar que seus trabalhos fora da Espanha, com exceção de ‘Exodus: Gods and Kings’, geralmente não são de Hollywood…
Eu sempre pensei que um ator deve estar aberto ao que vem a ele. E às vezes você não decide onde deve estar. É por isso que, de todas as oportunidades que você tem, você tem que escolher as melhores.
E sobre filmar fora, a verdade é que Hollywood não é tudo. Há tantos países para descobrir que fazem um cinema maravilhoso… Se você puder passar por todos locais possíveis, pode fazer muitas coisas e forjar a carreira que deseja. Me considero muito afortunada de ter visitado países que, de outra forma, não conheceria.
Em The Limehouse Golem você surpreende com uma mudança de ‘estilo’…
Sim, adorei fazer uma femme fatale. O diretor, Juan Carlos Medina, me escolheu porque acreditava que poderia dar vida a um personagem totalmente diferente do que já havia feito até aquele momento. Sou muito grata por ele ter me oferecido algo assim. Com amor tudo funciona.
Como uma fã de Bill Nighy, você lutou para não se deixar levar pelas emoções de ter que compartilhar cenas com ele?
É difícil, mas como pessoa, eu gosto de conhecer os atores com os quais trabalho. Mesmo que eu morra da emoção, eu tento deixar essas coisas em casa. Através do que sinto pelos intérpretes que admiro consigo entender aquelas pessoas que se aproximam de você para tentar uma conversa ou em busca de uma foto. É como estar do outro lado.
Também aconteceu em ‘Ali & Nino’ com Mandy Patinkin. Conversar com o ator ‘The Princess Bride’ sobre sua esposa e filhos…
Você ficou surpresa ao ver as reações dos Espanhóis com sua aparição no Concerto de Ano Novo, dirigido por seu parceiro Gustavo Dudamel?
Bom, sim. Mas isso é a minha vida, da qual estou orgulhosa e muito feliz. E feliz que o mundo tenha se aberto à beleza. Nunca sonhei que isso acontecesse comigo, mas aconteceu. Me entendo muito bem com Gustavo e vivemos como turistas que conhecem bem o trabalho do outro.
Fonte | Tradução – Equipe María Valverde Brasil