Durante grande parte desta década, o nome Andrew Wood tem sido associado a algumas das séries chilenas mais políticas e elogiadas: Ecos Desert (2013) e Ramona (2017), foi um dos responsáveis pelo roteiro e direção de Mary & Mike (2018) e esteve na produção executiva de Pulseras Rojas (2014); momento em que seu retorno ao cinema havia sido suspenso.
Essa espera terminou esta semana, uma vez que a 20th Century Fox confirmou que o diretor de Machuca já está filmando Araña, a sétima longa-metragem de sua carreira e a primeira desde Violeta Se Fue a los Cielos (2011).
Como foi revelado no final de 2016, o roteiro de Guillermo Calderón (The Club) segue três ex-membros do movimento paramilitar Patria y Libertad, mostrando os anos em que orquestravam ataques e crimes em busca de desestabilizar o governo de Salvador Allende, e o que aconteceu com eles hoje em dia.
De acordo com o que a Variety apontou, a história gira em torno de Inés, Justo e Gerardo, durante a UP, amigos próximos e militantes do grupo fundado em 1971. Enquanto os dois primeiros vivem um romance, o terceiro perde a faixa quando no meio de uma operação, em que eles matam perto de Allende, há uma traição.
Mais de 40 anos depois, o casal, que vive confortavelmente e acumulou poder e prestígio, deve enfrentar a ameaça de se reunir com seu velho amigo, que mantém suas convicções nacionalistas intactas.
O que foi relatado pela Fox foi menos específico, a descrição revelada vai na mesma direção: “Araña conta a história de um triângulo amoroso e uma traição que começou há quase meio século, no Chile convulsivo dos anos 70 e que continua vivo até atualmente.”
Além do anúncio da produção, alguns nomes – muitos estrangeiros – do elenco foram revelados: Marcelo Alonso, Pedro Fontaine (Dias de Cleo), Gabriel Urzua (Madre) e Felipe Armas (Ecos del Desierto) irão compartilhar as telinhas com Argentina Mercedes Morán (Neruda), a espanhola Maria Valverde (Exodus: Gods and Kings e Tres Metros Sobre el Cielo) e o brasileiro Caio Blat (Proibido Proibir).
Além de ser responsável pela distribuição no Chile, a 20th Century Fox co-produzirá o filme com a Wood Productions, Bossa Nova Films (Brasil) e Magma Cine (Argentina). Ao que tudo indica as filmagens devem continuar entre o Chile e a Argentina, e em breve mais detalhes serão divulgados.
Fonte | Tradução – Equipe María Valverde Brasil